Pais após os 35: Medicamentos

redação Universo Familia


Pais
depois dos 35


Se esta fazendo algum tipo de tratamento informe o seu médico. ''Alguns medicamentos utilizados em doenças, como a depressão, podem inibir a ovulação e interferir na fertilidade.'', Disse.

O mesmo acontece em caso de disfunção da tiróide, pelo que esta deve estar muito bem equilibrada. ''Existem também medicamentos, nomeadamente para tratar a acne, que podem provocar mal-formações fetais e que tem que ser substituídos alguns meses antes de engravidar'', alerta.

''O tratamento com radiações ou quimioterapia, em alguns tipos de câncer, diminuem a fertilidade, podem tornar a mulher infértil e, quando realizado próximo da concepção, pode causar problemas no embrião», exemplifica Alexandre Lourenço.

Hábitos de vida

Evite o exercício físico exagerado e elimine o consumo de álcool e tabaco dois meses antes de engravidar. Estes podem provocar complicações na gravidez e diminuem a fertilidade, tanto na mulher como no homem. ''Mais de cinco cigarros por dia diminuem a fertilidade do homem e afectam o desenvolvimento fetal, nomeadamente em termos de peso'', explica Alexandre Lourenço.

O álcool tem também efeitos no homem quando em excesso.''Os doentes alcoólicos têm muitas vezes menos espermatozóides'', conclui.

O impacto do stress

A pressão vivida no quotidiano e provocada pelo receio de não engravidar afectam a fertilidade do casal, conforme explica Alexandre Lourenço.

''As situações de tensão que provocam uma grande libertação de catecolaminas, como a adrenalina, devem ser evitadas, interferem com a produção das hormonas implicadas na ovulação e afectam a fertilidade. Em casais ansiosos é frequente a gravidez surgir precisamente após um período de férias, em que o casal está mais descontraído e tem uma predisposição diferente para ter relações sexuais'', Finaliza.

0 Responses