Pais após os 35: Conselho de Especialista

redação Universo Familia


Pais
depois dos 35



Acabou de tomar uma das mais importantes decisões da sua vida, ter um filho!

Talvez por já ter passado a barreira dos 35 anos pode achar que não tem tempo a perder.

No entanto, para que tudo corra conforme desejado, é importante tomar algumas medidas antes mesmo de tentar engravidar. Para a ajudar, Alexandre Lourenço e João Luís Silva Carvalho, ginecologistas/ obstetras, reconhecem os principais cuidados pré-concepcionais, como tirar o máximo partido do período fértil e o que pode esperar desta fase da vida. Vítor Cotovio, psiquiatra e psicoterapeuta, fala sobre as mudanças que ocorrem na vida sexual quando o casal decide ter um filho.

O primeiro passo

Independentemente da idade, se decidiu engravidar, marque uma consulta pré-concepcional com o seu ginecologista. ''Nessa consulta é pedido um nível de exames basal que inclui uma citologia (exame Papanicolau), se não fez nenhuma há menos de um ano, algumas análises de rastreio, nomeadamente ao VIH-Sida, hepatite, toxoplasmose, e, eventualmente, uma ecografia'', explica Alexandre Lourenço.

O homem não está incluído nestes exames, mas pode, e deve, acompanhá-la. ''A concepção é um momento importante e o seu filho deve nascer no melhor ambiente possível'', conclui.

O peso da dieta

A fertilidade humana tem vindo a diminuir por virtude de factores ambientais, entre eles a alimentação, ''porque o gado, os frangos que nós comemos são alimentados com hormonas e antibióticos'', explica João Luís Silva Carvalho. No entanto, a nível individual não há nenhum estudo que prove a inf luência da alimentação e, portanto, aquilo que se recomenda é que siga ''uma alimentação cuidada e variada, rica em vitaminas, com muitos vegetais'', aconselha Alexandre Lourenço.

Também deve se aproximar o máximo possível do seu peso ideal. ''As mulheres muito magras e as mulheres muito obesas têm mais dificuldade em engravidar'', explica Alexandre Lourenço.

0 Responses