Pais após os 35: Periodo fértil

redação Universo Familia


Pais
depois dos 35


Embora não seja possível aumentar a fertilidade da mulher é possível tirar o máximo partido da probabilidade de engravidar em cada mês, se estiver atenta ao seu período fértil.

''Se os ciclos menstruais são regulares, deve ter atenção, no sentido de nas épocas de maior fertilidade do ciclo não as deixar passar em claro'', recomenda João Luís Silva Carvalho.

Contudo, não deve condicionar a atividade sexual desse período. ''Deve ter uma atividade sexual regular, porque as contas nem sempre são bem feitas'', conclui o especialista.

Vida sexual

Vítor Cotovio, psicoterapeuta, alerta ainda para ''O fato de ter de haver uma maior objetividade ligada a determinadas alturas do mês não deve pôr em causa o lado mais afetivo, espontâneo e erotizado da relação, sob pena de estragar a qualidade relacional''. Por outro lado, não é por ter relações sexuais todos os dias, que irá engravidar mais facilmente.

''Os espermatozóides vão diminuindo e pode chegar à altura da ovulação com um número de espermatozóides rápidos menor do que aquilo que seria óptimo'', explica Alexandre Lourenço.

Ciclos irregulares

Se os seus ciclos não são regulares, consulte o médico. ''Uma mulher que menstrua de dois em dois meses, provavelmente, em vez de 12 ovulações num ano tem apenas seis e, portanto, tem menos hipóteses de engravidar e poderá ter de fazer estimulantes de ovulação'', explica Alexandre Lourenço.

''Se está tomando a pílula interrompa e tome dois meses antes para ter dois ciclos menstruais normais. Se, antes de tomar a pílula, os ciclos já eram muito irregulares é possível que continuem. Neste caso, vale a pena interromper tomando três ou quatro meses antes para se perceber isso'', acrescenta ainda.

Gerir as expectativas

Para evitar falsas expectativas é importante ter noção que, mesmo sem contracepção, a probabilidade de um casal perfeitamente saudável engravidar, no primeiro mês, é relativamente baixa. ''A fecundabilidade, isto é, a probabilidade de uma mulher engravidar a cada mês é de cerca de 20 a 25 por cento, até aos 33/35 anos. A partir daí começa a diminuir progressivamente de tal maneira que, aos 37/38 anos, a probabilidade é de cerca de 12 por cento por mês'', refere João Luís Silva Carvalho.

0 Responses