A timidez!

redação Universo Familia

Algumas crianças se recusam a desenvolver uma vida social plena. Não querem ir aos aniversários, não cumprimentam as pessoas, custa integrar-se em lugares onde há muita gente…

Geralmente, dizemos que uma criança é tímida quando manifesta comportamentos de falta de segurança, de confiança e retraimento nos seus contatos com outras pessoas.

O primeiro momento em que se observa esta hipersensibilidade é normalmente por volta dos 8 meses, quando a criança começa a manifestar comportamentos que podem ser confundidos com timidez, mas que na realidade correspondem ao o que geralmente eu chamo “angústia do oitavo mês” ou “angústia do estranho”. Algumas das manifestações podem ser de desagrado, choro ou ansiedade, na presença de estranhos.

O que na realidade acontece é que a criança começou a distinguir os rostos familiares dos das outras pessoas, e por isso também está mais consciente da ausência dos que lhe são queridos, o que a aflige. Outras manifestações da angústia do oitavo mês podem apresentar formas mais atenuadas, que incluem o fato de se esconder por detrás dos pais, tapar o rosto, baixar os olhos, etc.. Como todos estes comportamentos também estão presentes nas crianças tímidas, existe a possibilidade de confusão, pelo menos nesta fase.

Os hábitos sociais

No entanto, por volta dos 2 anos, é comum e importante que as crianças comecem a desenvolver hábitos sociais, mesmo que na interacção com outras crianças se observem indícios de timidez. A situação complica-se quando a criança evita o contato com os outros e se isola.

Não é obrigatório que uma criança que seja tímida num determinado momento o continue a ser pelo resto da vida. O que pode acontecer é o seu ambiente não a ajudar a gerir a ansiedade e estes momentos, em princípio isolados, converterem-se numa modalidade de comportamento que acompanha a criança no seu crescimento, limitando o seu desenvolvimento social.

A timidez é algo que todas as pessoas sentem algumas vezes, na maioria dos casos, correspondendo a situações passageiras. Também devemos ter em conta que é de esperar um certo grau de timidez nas crianças, sobretudo quando são mais pequenas e perante situações desconhecidas.
0 Responses